Notícias

'A Amazônia é uma propriedade dos países amazônicos', garante Lula

Presidente cobra que países ricos cumpram compromissos climáticos e anuncia novas iniciativas de cooperação na região.
'A Amazônia é uma propriedade dos países amazônicos', garante LulaMarcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (22), em Bogotá, durante a reunião da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que "a Amazônia é uma propriedade dos países amazônicos" e que cabe aos países da região proteger a floresta e garantir dignidade para as populações locais.

Durante o discurso, o mandatário destacou que, durante a COP30, agendada para novembro em Belém, os países ricos serão lembrados sobre a necessidade de cumprirem acordos firmados "ao longo das diversas COPs": "Nós, como países amazônicos, assumimos a responsabilidade de cuidar da floresta".

Ainda em sua fala, Lula anunciou a criação do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia e o lançamento do Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF): "Em um arranjo inovador, esse mecanismo poderá remunerar 73 países em desenvolvimento detentores de florestas tropicais pela redução do desmatamento."

"No Brasil, tenho o compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030 e de acabar com o garimpo ilegal. Isso será feito independentemente da COP, mas é fundamental que o mundo saiba que estamos cumprindo o que prometemos" destacou o presidente.

Por fim, Lula convidou os países amazônicos a participarem ativamente da COP30: "Por isso, peço a todos que façam um esforço incomensurável para estar presentes na COP30. Será a hora da verdade sobre a questão climática global."