O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que dentro de duas semanas irá tomar uma "decisão muito importante" sobre a Ucrânia, a depender das futuras ações de Moscou e Kiev.
"Então, tomarei uma decisão sobre o que faremos", disse. "E será uma decisão muito importante. E isso se trata de sanções massivas ou tarifas massivas, ou ambas, ou se não fazemos nada e dizemos: 'É a sua luta'".
"Veremos se eles [Putin e Zelensky] se reunirão ou não, será interessante ver. E se não, por que não se reuniram? Porque eu disse a eles para se reunirem. Mas saberei em duas semanas o que vou fazer", disse ele.
Os Estados Unidos mantêm a pressão diplomática em busca de uma saída para o conflito armado na Ucrânia. Na semana passada, Donald Trump se reuniu com Vladimir Putin no Alasca e, na segunda-feira (18), recebeu Vladimir Zelensky e líderes europeus na Casa Branca para novas rodadas de negociações.
Em entrevista recente, Trump demonstrou otimismo em relação a um possível acordo entre ambos países. Ele afirmou que os encontros com Putin e Zelensky foram "muito bem-sucedidos" e acrescentou acreditar que já existe um caminho viável para encerrar o conflito.