Caracas agradece a Moscou por seu apoio incondicional 'diante das crescentes ameaças' dos EUA

Ambos os países concordaram sobre a "necessidade de continuar defendendo o direito internacional".

O governo da Venezuela agradeceu à Rússia, nesta sexta-feira (22), pelo apoio irrestrito diante da "escalada de ameaças" dos Estados Unidos, em meio ao deslocamento militar sem precedentes de forças norte-americanas próximo às águas territoriais venezuelanas.

Segundo comunicado oficial, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, manteve uma conversa telefônica com a vice-presidente venezuelana e ex-chanceler Delcy Rodríguez, no qual reafirmou o respaldo de Moscou ao país latino-americano diante da pressão externa.

"Agradeci especialmente o apoio incondicional da Rússia à Venezuela diante das crescentes ameaças do governo dos EUA de atacar o presidente Nicolás Maduro e nosso povo", declarou Rodríguez em mensagem publicada no Telegram.

A dirigente, que já se reuniu diversas vezes com Lavrov, o descreveu como um "bom amigo da Venezuela", destacando também a cooperação entre ambas nações.

"Concordamos com a necessidade de continuar defendendo o direito internacional e fortalecendo fóruns multilaterais, como o Grupo de Defesa da Carta da ONU, para avançar na construção de uma nova ordem mundial multipolar", acrescentou.

A tensão na região aumentou após Washington enviar navios de guerra ao Caribe como parte de sua operação contra o narcotráfico. Para o governo Maduro, porém, a ação configura uma agressão disfarçada.

Na quinta-feira (21), Nicolás Maduro anunciou o início de um processo de alistamento militar em todo o país.