Notícias

Novo episódio de tensão em zona disputada no Mar da China Meridional

Navios chineses realizaram manobras perto de navio filipino naufragado nas disputadas ilhas Spratly, no Mar da China Meridional, que Manila usa como ponto de apoio.
Novo episódio de tensão em zona disputada no Mar da China MeridionalAP / Forças Armadas das Filipinas

As Filipinas condenaram o envio de navios da guarda costeira e militares chineses para uma área disputada do Mar da China Meridional, informou a Associated Press nesta sexta-feira (22).

Na quarta e quinta-feira, militares filipinos detectaram 14 navios chineses, alguns dos quais armados com armas de grosso calibre, apoiados por um helicóptero e por um drone, navegando nas proximidades do navio BRP Sierra Madre, embarcação afundada em 1999 pela marinha filipina para servir como um posto avançado no banco de areia Ayungin, localizado no arquipélago Spratly.

Em resposta, as forças filipinas enviaram dois navios a partir do Sierra Madre para impedir a aproximação das embarcações chineses.

As forças armadas filipinas informaram que os navios chineses utilizaram canhões de água e lançaram redes para impedir sua aproximação.

"Não cederemos a nenhuma ameaça contra nosso território, nossa soberania e nossos direitos soberanos", afirmou o porta-voz da Armada Filipina, Roy Trinidad, classificando as ações de Pequim como "coercivas e agressivas". O porta-voz acrescentou que as forças navais filipinas têm um "plano de ação caso a situação se agrave".

A China exige que as Filipinas removam o navio BRP Sierra Madre do banco de areia, mas Manila se recusa e envia navios da guarda costeira para patrulhar a área.

  • A disputa territorial em torno do Mar da China Meridional, que envolve a China, o Vietnã, as Filipinas, Taiwan, Malásia, Indonésia e Brunei, causa tensões de longa data na região.