Em meio a tensões com EUA, Mauro Vieira se reúne com chanceler venezuelano

Durante o encontro, os ministros discutiram questões bilaterais e a geopolítica da América Latina, incluindo desafios comerciais e de segurança.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, realizou reunião na quinta-feira (21) com o seu homólogo venezuelano, Yván Gil, em Bogotá, capital da Colômbia, para onde uma delegação brasileira se deslocou nesta semana acompanhando o presidente Lula.

A reunião entre os altos funcionários da diplomacia brasileira e venezuelana ocorre em um contexto de possível reaproximação, já que entre 2020 e 2023 a Embaixada do Brasil em Caracas esteve fechada, fruto do distanciamento político entre os países iniciado em 2016, quando a Venezuela não reconheceu a mudança de governo no Brasil.

"Tivemos uma reunião frutífera com o Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil, Mauro Vieira, no contexto da Cúpula dos Países Amazônicos em Bogotá", divulgou nesta sexta-feira o chanceler venezuelano Yván Gil em sua conta no Telegram.

Em representação do presidente Nicolás Maduro, Gil também expôs detalhes sobre as "agressões fascistas que a Venezuela enfrenta", reafirmando a "firme defesa da soberania nacional e regional".

"Durante nossa conversa, abordamos temas bilaterais e a geopolítica regional, com foco na guerra comercial que afeta a América Latina, bem como os avanços e desafios enfrentados pela CELAC e pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)", completou.

Segundo o Itamaraty, os diplomatas discutiram a "necessidade de solucionar as atuais pendências na relação comercial bilateral, os desdobramentos das tarifas dos EUA para o sistema multilateral de comércio e também os atuais desafios em matéria de segurança regional".