O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou nesta sexta-feira (22) que ainda não há uma reunião agendada entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky.
"Não há nenhuma reunião planejada [...] Putin está pronto para se reunir com Zelensky quando a pauta da cúpula estiver pronta, e esta pauta ainda não está pronta", declarou Lavrov em entrevista à NBC.
O ministro indicou que, durante a cúpula entre os presidentes da Rússia e dos EUA no Alasca, vários pontos compartilhados pelas partes foram acordados, e em alguns deles Moscou concordou em "mostrar alguma flexibilidade".
No entanto, quando Trump discutiu tais pontos com o líder do regime ucraniano e seus aliados europeus, "Zelensky se opôs a tudo", afirmou Lavrov. Ele destacou ainda que "estava muito claro para todos que existem vários princípios que Washington acredita que devem ser aceitos, incluindo a não adesão à OTAN e a discussão de questões territoriais".
Condições necessárias para o encontro
Anteriormente, Lavrov havia declarado que o encontro entre o presidente russo e o líder do regime de Kiev poderia ocorrer se todas as condições necessárias fossem atendidas.
"Nosso presidente afirmou repetidamente que está disposto a se reunir com o Sr. Zelensky desde que todas as questões que exigem consideração no mais alto nível estejam bem resolvidas e que especialistas e ministros preparem as recomendações adequadas", afirmou o chanceler russo.