O presidente dos EUA, Donald Trump, está "muito irritado" com os ataques ucranianos ao oleoduto Druzhba, que abastece países europeus, incluindo Hungria e Eslováquia, informou a imprensa húngara nesta sexta-feira (22).
"Não gosto de ouvir isso, estou muito irritado com isso. Diga isso à Eslováquia. Você é meu grande amigo", escreveu Trump em resposta a uma carta enviada pelo primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.
Na carta, o governo húngaro denunciou que o regime de Kiev "realizou ataques com drones contra o oleoduto Druzhba, na Rússia", dias após a cúpula entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, no Alasca.
"Este oleoduto abastece a Hungria e a Eslováquia, dois países que não têm outros meios de importar petróleo bruto", destacou a carta, lembrando que Budapeste "apoia a Ucrânia com eletricidade e gasolina" e, em troca, o país "bombardeia o oleoduto que nos abastece".
"Uma ação muito hostil!", concluiu o documento, desejando a Trump "grande sucesso em sua busca pela paz".
Mais ataques
O ministro das Relações Exteriores húngaro, Peter Szijjarto, denunciou nesta sexta-feira (22), que o fluxo de petróleo russo para a Hungria foi novamente interrompido após mais um ataque da Ucrânia ao oleoduto Druzhba durante a noite de quinta para sexta-feira.