Irã afirma ter atacado alvos israelenses "com êxito"
O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do Irã alegou ter atacado alvos israelenses com "com êxito", informa o veículo Tasnim.
New footages show #Iranian missiles hitting their designated targets in #Israeli-occupied territories. pic.twitter.com/kdLEZkrxzc
— Tasnim News Agency (@Tasnimnews_EN) April 13, 2024
Especificamente, a IRNA informou que o Irã atacou uma base aérea israelense no deserto de Negev com mísseis balísticos Kheibar.
"A base aérea mais importante de Israel no Negev foi o alvo de um míssil Kheibar", diz o texto. A mídia israelense informa que sete mísseis atingiram a base aérea.
Os ataques ocorrem em meio à operação militar "Promessa Verdadeira" contra o país judei em resposta ao ataque com mísseis ao consulado iraniano em Damasco, que matou 16 pessoas, incluindo dois comandantes iranianos de alto escalão e cinco militares iranianos.
Além das forças iranianas, o movimento libanês Hezbollah bombardeou o norte do território israelense com seus foguetes. De acordo com o jornal Haaretz, que cita a empresa de segurança britânica Ambrey, os Houthis iemenitas também dispararam mísseis contra o país judeu.
Manifestação de Israel
Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, afirmou que o exército israelense abateu a maioria dos mísseis lançados pelo Irã usando o sistema antiaéreo de longo alcance Arrow, a maioria fora do espaço aéreo israelense. Dezenas de mísseis de cruzeiro e dezenas de drones também teriam sido abatidos por caças.
O porta-voz comunicou ainda que o ataque de drones e mísseis do Irã contra Israel causou "danos leves à infraestrutura" de uma base militar "no sul do país", sem causar nenhuma vítima na instalação.