A União Europeia anunciou nesta quinta-feira (21) que eliminará tarifas sobre todos os produtos industriais dos Estados Unidos, segundo comunicado conjunto de Bruxelas e Washington.
O bloco europeu também oferecerá acesso preferencial a uma ampla gama de frutos do mar e produtos agrícolas norte-americanos, incluindo nozes, laticínios, frutas e vegetais frescos e processados, sementes, óleo de soja, carne de porco e bisão.
Além disso, a UE se comprometeu a adquirir US$ 750 bilhões em gás natural liquefeito, petróleo e produtos de energia nuclear dos EUA até 2028, e pelo menos US$ 40 bilhões em chips de inteligência artificial para seus centros de computação.
Tarifaço de Trump
Em julho, Donald Trump anunciou novas tarifas de 30% sobre produtos europeus a partir de 1º de agosto, além de encargos setoriais já em vigor.
Após o anúncio, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, indicou que o bloco poderia adotar retaliações, mas depois manifestou disposição em aceitar um acordo desequilibrado, favorável aos EUA.
Trump afirmou que era "indiferente" quanto à conclusão de um acordo comercial, considerando satisfatórias as tarifas de 30% sobre as importações europeias.
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.