
Ministro afirma que governo comprará produtos perecíveis que seriam enviados aos EUA

Na quarta-feira (20), em entrevista à Voz do Brasil, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou que o governo brasileiro irá adquirir produtos perecíveis, incluindo frutas, peixes e carnes.
De acordo com Teixeira, os produtos devem ser direcionados à merenda escolar, à alimentação das Forças Armadas, aos hospitais, aos restaurantes universitários e aos programas de compra de alimentos para as pessoas em situação de insegurança alimentar.
"O governo vai estimular que estados e municípios possam adquirir esses produtos pelos programas públicos da alimentação escolar", declarou à Agência Brasil.

"Nós estamos só regulamentando porque percebemos que alguns setores conseguem redirecionar rapidamente esses programas para outros países", complementou o ministro ao se referir à possibilidade de escoamento de produtos a outros países.
Ele mencionou o exemplo da castanha, que deve ser vendida na Europa. "O mesmo acontece com o café. Não tem café no mundo hoje, em lugar nenhum, para substituir o produto brasileiro".
Sobre a carne, o ministro disse que ela pode ser armazenada, congelada e redirecionada. Porém, ele observou que itens como mel, açaí, uvas e peixes são mais perecíveis e, por essa razão, precisarão ser incorporados aos programas de compras públicas nacionais.
