Zelensky recorre ao passado humorístico para sabotar solução para crise na Ucrânia, afirma Lavrov

Para o chanceler russo, o líder do regime de Kiev teme perder ainda mais relevância política e destacou que Putin mantém disposição para um encontro direto, condicionado a preparativos técnicos prévios.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou nesta quinta-feira (21) que Vladimir Zelensky recorre a expedientes de seu passado como comediante para dificultar uma solução negociada para o conflito com Moscou.

Segundo Lavrov, as propostas do líder do regime ucraniano para se reunir com o presidente russo Vladimir Putin visam apenas "mostrar sua suposta orientação construtiva em relação ao processo de resolução".

Na prática, disse, ele substitui "o trabalho sério e difícil de chegar a um acordo sobre os princípios para uma resolução sustentável da crise" por encenações cômicas. O chanceler acrescentou que Zelensky teme perder visibilidade, o que já estaria em curso.

Lavrov lembrou que Putin reafirmou diversas vezes estar disposto a se reunir com o líder do regime de Kiev.

"Nosso presidente afirmou repetidamente que está disposto a se reunir com o Sr. Zelensky, desde que todas as questões que exigem consideração no mais alto nível estejam bem resolvidas e que especialistas e ministros preparem as recomendações adequadas", disse Lavrov.

Ele acrescentou que, em caso de futuros acordos, será necessário definir a legitimidade de quem os assinará em nome da Ucrânia.