EUA ordenam envio de esquadrão anfíbio à costa da Venezuela - Reuters

Três navios transportando até 4.500 soldados — entre eles 2.200 fuzileiros — rumam ao sul do Caribe com o pretexto de combater "narco-terroristas"; Maduro convoca 4,5 milhões de milicianos.

Os Estados Unidos ordenaram o envio de um esquadrão anfíbio para o sul do Caribe, informou a Reuters nesta quinta-feira (21), com base em duas fontes.

Segundo as fontes, os navios USS San Antonio, USS Iwo Jima e USS Fort Lauderdale podem chegar à costa venezuelana já no domingo (24). As embarcações transportam 4.500 militares, entre eles 2.200 fuzileiros navais.

O objetivo da missão não foi detalhado, mas interlocutores afirmaram que a mobilização visa combater grupos classificados como "narco-terroristas" na região.

EUA intensificam pressão

A Reuters informou recentemente que três destróieres da classe Arleigh Burke da Marinha dos EUA estavam indo em direção à costa da Venezuela.

Em resposta, o presidente Nicolás Maduro anunciou a ativação de um "plano especial" para mobilizar 4,5 milhões de milicianos em "todo o território nacional".

"Nossos mares, nossos céus e nossas terras são defendidos por nós, libertados por nós, vigiados e patrulhados por nós. Nenhum império virá tocar o solo sagrado da Venezuela nem deve tocar o solo sagrado da América do Sul", declarou Maduro em transmissão pelas redes sociais.