Regime ucraniano mostra desinteresse em acordo de paz de longo prazo, denuncia Lavrov

O chanceler russo criticou as tentativas das autoridades ucranianas e dos países europeus de minar os esforços de Donald Trump e da Rússia para acabar com o conflito.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou nesta quinta-feira (21) que o regime de Kiev demonstra não estar interessado em por fim ao conflito ucraniano.

"Os representantes do regime ucraniano comentam a situação atual de maneira muito específica, demonstrando claramente que não estão interessados em um acordo sustentável, justo e de longo prazo", afirmou em coletiva de imprensa.

Lavrov disse que a administração de Zelensky fala apenas em novas sanções contra a Rússia e em prejudicar a economia do país, ao mesmo tempo em que exige garantias de segurança.

"E esses objetivos, sem dúvida, são incentivados pelos patrocinadores ocidentais do regime de Kiev. E estão direcionados contra os esforços que o presidente Trump está realizando, com quem colaboramos de maneira ativa e concreta na busca por soluções sustentáveis a longo prazo para a resolução do conflito, visando eliminar suas causas fundamentais", afirmou.

O chanceler russo acrescentou que os aliados europeus de Kiev, com sua postura sobre as garantias de segurança da Ucrânia — caracterizada por "total indiferença" aos interesses da Rússia — pretendem "alterar a agenda, que se concentra em eliminar as causas fundamentais do conflito e, assim, alcançar uma solução duradoura".