Notícias

Alckmin anuncia alívio em tarifas dos EUA e projeta impacto positivo na indústria

Vice-presidente da República manifestou a redução das tarifas de importação dos EUA sobre aço e alumínio de 50% para 25%.
Alckmin anuncia alívio em tarifas dos EUA e projeta impacto positivo na indústriaMarcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou na quarta-feira (20) o alívio nas tarifas impostas pelos EUA às exportações brasileiras de aço e alumínio, reduzindo-as de 50% para 25%.

Segundo a declaração feita por Alckmin em uma reunião na Câmara dos Deputados, o Departamento de Comércio dos EUA estabeleceu que as exportações nacionais, inclusive aço e alumínio, serão tributadas na mesma alíquota que os produtos manufaturados por outros países.

"Isso vai dar uma melhora na competitividade industrial", afirmou o vice-presidente, citado pelo G1. Ele declarou ainda que a mudança na regra americana representa um alívio para 6,4% do total de US$ 40 bilhões que o Brasil exporta para os EUA.

As projeções do governo sugerem que a medida aumentará a competitividade na venda de equipamentos, como máquinas, equipamentos e motocicletas.

Tarifaço de Trump

Em 9 de julho, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas de 50% sobre o Brasil, citando o que chamou de uma relação comercial "muito injusta" e criticando o Judiciário brasileiro pelo caso contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Essas tarifas entraram em vigor em 7 de agosto. Embora haja uma lista de quase 700 exceções, diversos itens importantes para a economia brasileira estão incluídos, como café, carne bovina e frutas como manga.

O governo do Brasil está preparando novas medidas para conter o impacto dessas tarifas e ampliar a lista de produtos isentos.

QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.