Vance descreve Putin como 'muito cauteloso' e atento aos interesses da Rússia

O vice-presidente dos EUA ressaltou que o presidente russo está longe da imagem projetada pela mídia ocidental.

O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, afirmou em entrevista à Fox News nesta quarta-feira (20) que o presidente russo, Vladimir Putin, é um político "muito cauteloso" e sempre atua em defesa dos interesses de seu país.

"Ele fala mais suavemente do que você inevitavelmente esperaria. Sabe, a mídia americana tem uma imagem particular dele", disse Vance.

"De certa forma, ele fala suavemente. Ele é muito atencioso. Ele é muito cauteloso. E eu acho que, fundamentalmente, ele é uma pessoa que zela pelos interesses da Rússia como ele os vê", complementou.

Vance também destacou que Putin respeita o presidente dos EUA, Donald Trump, em parte porque "ele sabe que o presidente está zelando pelos interesses do povo americano".

Os dois chefes de Estado se reuniram em uma cúpula histórica na última sexta-feira (15), na base militar de Elmendorf-Richardson, no Alasca. Ambos enfatizaram posteriormente que as negociações ocorreram em uma atmosfera "construtiva e de respeito mútuo".

Putin afirmou que Moscou reconhece "o desejo do governo americano e do próprio presidente Trump de facilitar a resolução do conflito ucraniano, seu desejo de aprofundar sua essência e compreender suas origens". Por sua vez, Trump indicou que eles alcançaram "grande progresso".