Notícias

Alckmin viajará ao México com empresários brasileiros

A programação do vice-presidente da República inclui três dias de atividades, incluindo uma reunião com a presidente Claudia Sheinbaum.
Alckmin viajará ao México com empresários brasileirosGettyimages.ru / Ton Molina

O vice-presidente Geraldo Alckmin fará uma viagem ao México na próxima semana com o objetivo de encontrar-se com a presidente do país, Claudia Sheinbaum, e fortalecer as relações comerciais entre os países e explorar novos mercados para exportadores brasileiros em um contexto de grande pressão devido ao aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, informações da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) revelam que 113 empresas já se registraram para fazer parte da comitiva que irá acompanhar Alckmin, incluindo diretores da fabricante de motores Weg.

O secretário de Desenvolvimento Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Uallace Moreira Lima, comentou que a viagem tem como objetivo diversificar os mercados e reduzir a dependência do Brasil em relação aos Estados Unidos.

A programação abrange um seminário de negócios, encontros com setores importantes e visitas técnicas relacionadas à transição energética, saúde, alimentação e indústria aeroespacial.

A reunião de Alckmin com Sheinbaum foi definida no mês anterior após uma ligação entre ela e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante a conversa, os dois governantes abordaram a expansão do acordo de comércio entre os países e enfatizaram áreas como farmacêutica, agropecuária, biocombustíveis, setor aeroespacial, inovação e educação como essenciais para fortalecer as relações.

Atualmente, o México ocupa a sexta posição entre os maiores mercados para os produtos brasileiros, com exportações que totalizam R$ 23 bilhões. Após a instituição das tarifas, o país azteca se tornou ainda o segundo maior importador de carne bovina do Brasil, superando os Estados Unidos.