
Conheça os benefícios de dormir com a pessoa amada

Enquanto para algumas pessoas a escolha de dormir sozinhas ou acompanhadas depende de vários motivos, principalmente pessoais, a maioria dos adultos em um relacionamento estável ou que moram com o parceiro dividem a cama.
Vários estudos mostraram que, além do conforto, compartilhar a cama pode trazer benefícios à saúde mental e física, que vão desde melhor qualidade do sono até um sistema imunológico mais forte.

Sono mais rápido e reparador
Um estudo mostrou que casais que dormem juntos tendem a sincronizar seus ciclos de sono ao adormecerem e acordarem aproximadamente no mesmo horário, desde os movimentos até os batimentos cardíacos, o que reforça o ritmo circadiano e ajuda a criar uma rotina.

Casais que dormem juntos também apresentam um sono REM (a fase mais crítica e restauradora do sono) de duração em média 10% maior.
Redução da pressão arterial e fortalecimento do sistema imunológico
Dormir ao lado do parceiro também propicia a liberação de ocitocina, um hormônio que promove o relaxamento e pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Essa substância química, também conhecida como "hormônio do amor", está ligada a sentimentos de segurança e bem-estar, o que proporciona um sono mais estável.

Da mesma forma, a presença da pessoa amada reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, o que permite ao corpo fortalecer suas defesas e melhorar a resposta imunológica a doenças. Casais que dormem no mesmo horário durante a noite também apresentaram pressão arterial mais baixa e menos inflamação sistêmica.
