Notícias

Lavrov: Rússia propôs elevar o nível das delegações nas negociações com Kiev

Segundo o ministro das Relações Exteriores, isso seria um passo para se aproximar da análise das questões-chave para uma resolução sustentável do conflito ucraniano.
Lavrov:  Rússia propôs elevar o nível das delegações nas negociações com KievGettyimages.ru / Chris McGrath

Moscou apresentou uma proposta para elevar o nível das delegações nas negociações diretas com Kiev, declarou nesta quarta-feira (20) o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov. Essa iniciativa foi proposta pelo presidente Vladimir Putin durante uma conversa telefônica com seu homólogo americano, Donald Trump.

O ministro das Relações Exteriores disse que o líder americano avaliou positivamente essa iniciativa. Moscou espera que Trump transmita e explique isso à parte ucraniana.

"Isso seria um passo importante para elevar o nível das negociações, aumentar sua concretização e aproximar-se da análise das questões-chave que devem ser resolvidas para se chegar a uma solução sustentável", disse ele.

A delegação russa nas negociações que estão sendo realizadas em Istambul é atualmente liderada pelo assessor do líder do regime ucraniano, Vladimir Medinski, enquanto a parte ucraniana é representada pelo secretário do Conselho de Segurança Nacional e ex-ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umérov.

Após as últimas negociações, a parte russa propôs a criação de três grupos de trabalho sobre questões militares, humanitárias e políticas. No entanto, Lavrov ressaltou que Kiev não respondeu a essa proposta.