Notícias

Entenda como são os navios de guerra dos EUA enviados à costa da Venezuela

Os três navios são projetados para operar em diversas missões, incluindo ataques a aeronaves, submarinos e alvos terrestres.
Entenda como são os navios de guerra dos EUA enviados à costa da VenezuelaMarinha dos EUA

Os Estados Unidos enviaram uma esquadra de guerra em direção às águas venezuelanas sob a justificativa de "combater o narcotráfico", informou a agência Reuters na terça-feira (19).

Como são os navios de guerra?

De acordo com a reportagem, os navios USS Gravely, USS Jason Dunham e USS Sampson participam da operação no sul do Caribe, que envolve cerca de quatro mil soldados, além de aviões de vigilância P-8 e um submarino.

Os três navios pertencem à classe Arleigh Burke e são projetados para operar em diversas missões, incluindo ataques a aeronaves, submarinos e alvos terrestres. As embarcações estão equipados com artilharia guiada por computadores e radares de última geração.

Os navios também possuem dois hangares destinados a helicópteros MH-60 Seahawk, desenvolvidos especialmente para a Marinha dos EUA. Os hangares permitem ainda a operação de drones. 

Proteção avançada 

Essas embarcações também possuem um sistema de filtragem de ar para proteção contra ataques químicos, biológicos e radioativos.

Elas contam com compartimentos pressurizados, escotilhas duplas com câmaras de ar e até sistemas de lavagem para a descontaminação de indivíduos que possam ter sido expostos. 

Outros sistemas de proteção da embarcação também incluem a salvaguarda dos equipamentos eletrônicos contra pulsos eletromagnéticos utilizados por adversários para danificar os navios.