
CEO da OpenAI está em pânico com avanço da China em Inteligência Artificial

O CEO da OpenAI, Sam Altman, alertou na segunda-feira (18) que os Estados Unidos podem estar subestimando os avanços da China em inteligência artificial e alertou que as restrições impostas por Washington não impedem o progresso chinês no setor.
Em entrevista à CNBC, Altman se disse preocupado com a velocidade do desenvolvimento chinês e questionou a eficácia das medidas norte-americanas.

"Estou preocupado com a China", declarou, ao destacar que a disputa em IA envolve diferentes níveis — da pesquisa à implementação — e que os chineses podem avançar mais rápido em áreas como capacidade de inferência.
A análise coincide com a expansão de empresas chinesas do setor, que adotam estratégias de código aberto. Startups como DeepSeek e MoonshotAI, além de gigantes como a Alibaba, vêm ganhando espaço internacional ao liberar seus modelos para desenvolvedores.
As declarações também reforçam alertas feitas em junho por Jensen Huang, CEO da Nvidia, que já havia apontado a capacidade da Huawei de ampliar seus negócios em semicondutores mesmo sob sanções dos EUA.
