
'Carruagens de Gideão II': ministro da Defesa israelense aprova plano para tomada de Gaza

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, aprovou nesta quarta-feira o plano das Forças de Defesa de Israel (IDF) para assumir o controle da Faixa de Gaza, batizando a operação de "Carruagens de Gideão II", informam os meios de comunicação locais.
O plano foi discutido em uma reunião da cúpula militar israelense, da qual participaram Katz, o chefe do Estado-Maior das FDI, Eyal Zamir; o vice-chefe do Estado-Maior, Tamir Yadai; o chefe da Direção de Inteligência Militar; o chefe da Direção de Operações Militares; o chefe de Coordenação de Atividades Governamentais nos Territórios; representantes do Shin Bet (serviço de inteligência interna) e outros altos funcionários.

Segundo relatos, o Exército do país judeu quer mobilizar cerca de 50.000 reservistas para levar a cabo o plano, além dos que já estão em serviço. "O planejamento operacional continua como de costume. Estamos decididos a aplicar a decisão do gabinete de capturar a cidade de Gaza, a menos que se apresente um quadro que inclua a libertação de todos os reféns e o fim da guerra nos termos esboçados pelo primeiro-ministro", declarou nesta terça-feira um alto funcionário. Ao mesmo tempo, é relatado que as IDF aprovaram os preparativos para evacuar os civis da cidade de Gaza para o sul da faixa.
Próxima etapa
O chefe do Estado-Maior das IDF anunciou na semana passada que a nova fase da guerra contra o movimento palestino Hamas se concentrará na cidade de Gaza e garantiu que Tel Aviv continuará atacando até conseguir a derrota do Hamas, com os olhos voltados para os reféns israelenses em seu poder.
Para isso, ele garantiu que agirão com uma estratégia "sofisticada, moderada e responsável", utilizando todas as capacidades do Exército por terra, mar e ar para atacar "com força". Para isso, ele garantiu que agirão com uma estratégia “sofisticada, moderada e responsável”, utilizando todas as capacidades do Exército por terra, mar e ar para atacar “com força”.
“Em breve passaremos para a próxima etapa da Operação Carruagens de Gideão, na qual continuaremos intensificando os danos ao Hamas na cidade de Gaza até sua derrota", continuou Zamir. "A Operação Carros de Gedeão cumpriu seus objetivos. O Hamas não possui mais as mesmas capacidades que tinha antes da operação; desferimos um duro golpe", assegurou.
