O Brasil passará a exportar carne bovina com osso, miúdos bovinos, produtos cárneos e preparados de carne para a Indonésia, quarto país mais populoso do mundo, segundo informaram nesta terça-feira (19) os ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE).
Com cerca de 283 milhões de habitantes, a Indonésia é considerada um mercado estratégico para a proteína animal, com aumento do consumo de carne bovina motivado pelo crescimento da renda da população e da classe média.
Em 2024, o país asiático membro do BRICS importou US$ 4,2 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, principalmente dos setores sucroalcooleiro, soja, fibras e têxteis. A Indónesia representa o 402º mercado estrangeiro aberto pelo Brasil desde 2023, conforme dados do Mapa.
A medida ocorre em meio a tensões comerciais com os Estados Unidos, que anunciaram recentemente tarifas de 50% sobre certos produtos do Brasil. O governo busca diversificar destinos de exportação para reduzir a dependência do mercado norte-americano e minimizar os efeitos da sobretaxa.
- Além da Indonésia, o Mapa autorizou a exportação de ovinos vivos - incluindo ovelhas, carneiros e cordeiros - para a Argélia, beneficiando principalmente a ovinocultura das regiões Norte e Nordeste do país.