Notícias

Três russos fazem o primeiro salto estratosférico no Polo Norte

Um cosmonauta, um instrutor de voo e o fundador de uma empresa aeroespacial saltaram de um Il-76 a uma altitude de 10 quilômetros.
Três russos fazem o primeiro salto estratosférico no Polo NorteRedes sociais

Um grupo formado pelo cosmonauta Mikhail Kornienko, o instrutor de voo Alexander Línik e o fundador da empresa aeroespacial Stratonávtika, Denís Efrémov, realizaram nesta sexta-feira o primeiro salto estratosférico da história do Pólo Norte, de uma altitude de 10 quilômetros, informou a empresa russa RuVDS.

Os "estratonautas" saltaram de uma aeronave Il-76 e aterrissaram na base de Barneo, que consiste em uma pista de gelo para aeronaves.

"Os territórios circumpolares pertencem à Rússia e, de fato, a Rússia detém muitos recordes na exploração do Polo Norte", disse Kornienko. Ele explicou que os fatores de "risco" associados ao salto incluem temperaturas abaixo de 55 graus negativos e uma pressão parcial de oxigênio de cerca de 5%. "Mas estamos preparados para isso. Temos as luvas" e as calças "aquecidas", detalhou antes do salto.

Além disso, do avião também foi lançado o equipamento necessário para instalar um servidor no gelo à deriva do Ártico que se conectará a um satélite que a RuVDS colocou em órbita em julho de 2023.

Desta forma, a RuVDS pretende testar o funcionamento do equipamento, que se conectará ao seu satélite "transmitindo telemetria atual" em "um ambiente hostil". Os especialistas da Stratonávtika LLC, parceira técnica do projeto, monitorarão a precisão dos dados transmitidos e a sua qualidade.