Notícias

FOTOS: Moscou congela em uma onda de frio com temperaturas mínimas recordes

Com as temperaturas oscilando em torno de 30 graus Celsius negativos, um alerta meteorológico laranja continua em vigor na capital russa.
FOTOS: Moscou congela em uma onda de frio com temperaturas mínimas recordesSputnik / Grigory Sysoev

O Ano Novo chegou em Moscou e arredores com uma onda de frio inesperada, fazendo com que os moradores voltassem a glorificar o potente aquecimento central e as autoridades locais emitissem um alerta laranja. Os termômetros marcaram mais de 20 graus abaixo de zero durante o dia e, na noite de quarta-feira, as temperaturas caíram para -27 °C.

A última vez que a capital russa esteve tão fria em 4 de janeiro foi há mais de 40 anos, em 1982, quando foram registrados -27,7°C, informou o meteorologista Mikhail Leus, do centro Phobos.

Além de deixar os moscovitas que ousaram sair às ruas nesta semana - que é um feriado - com os rostos corados, os membros "petrificados" e a respiração ofegante, a queda repentina nas temperaturas também deixou alguns efeitos visuais impressionantes.

Alguns sortudos testemunharam um arco-íris de inverno, um fenômeno óptico conhecido como efeito halo gerado por cristais de gelo nas camadas superiores da troposfera de 5 a 10 quilômetros de altura.