Notícias

Devolução da Crimeia à Ucrânia é impossível, afirma Trump

O presidente dos EUA declarou que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia começou por culpa da OTAN e pela questão da Crimeia.
Devolução da Crimeia à Ucrânia é impossível, afirma TrumpGettyimages.ru / Anna Moneymaker

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (19), em entrevista à Fox News, que a Crimeia jamais retornará à Ucrânia e que o país não ingressará na OTAN, apontando essas questões como motivos do início do conflito com a Rússia.

"[As autoridades ucranianas] vieram e disseram: 'Queremos a Crimeia de volta'. Isso foi no início [...] E a outra coisa que disseram foi: 'Queremos ser membro da OTAN'. Bem, ambas as coisas são impossíveis, porque, novamente, muito antes de Putin, a Rússia, a União Soviética ou qualquer outro já haviam dito 'não'", disse Trump.

Crimeia e OTAN

Trump culpou a aliança e a questão da Crimeia pelo conflito: "Bem, a guerra realmente começou por causa da OTAN e da Crimeia", disse.

Segundo ele, a península retornou à Rússia em 2014 "sem um único tiro disparado" pelo então presidente Barack Obama, no que chamou de "talvez o pior negócio imobiliário de todos os tempos".

O presidente norte-americano ressaltou que, muito antes de Vladimir Putin, a URSS e depois já a Rússia já tinham deixado claro que não aceitariam a presença da OTAN próxima às suas fronteiras.

"E, no entanto, [as autoridades ucranianas] pediram aos EUA que os incluíssem na OTAN. E todos sabiam que isso era impossível. [...] Era algo que nunca iria acontecer", afirmou Trump.

"Portanto, eles não farão parte da OTAN", concluiu.

OTAN É UMA ALIANÇA DEFENSIVA? DESCUBRA EM NOSSO ARTIGO