Notícias

CBS: Irã poderia atacar Israel com mísseis e drones em questão de horas

De acordo com a mídia, a retaliação do Irã ao recente ataque ao seu Consulado na capital da Síria é iminente.
CBS: Irã poderia atacar Israel com mísseis e drones em questão de horasGettyimages.ru / Morteza Nikoubazl / NurPhoto

Um ataque maciço iraniano contra Israel pode ser realizado em poucas horas, provavelmente incluindo mais de 100 drones e dezenas de mísseis direcionados contra alvos militares dentro do país, informou a CBS nesta sexta-feira, citando duas autoridades norte-americanas.

De acordo com a mídia, a retaliação do Irã pelo recente ataque ao seu Consulado na capital síria é iminente, embora Teerã também possa optar por um ataque em menor escala para evitar uma escalada dramática.

Na quinta-feira, o Departamento de Estado dos EUA alertou seus cidadãos em Israel para que fiquem atentos aos seus arredores e evitem todas as manifestações e grandes aglomerações de pessoas.

Enquanto isso, caso ocorra um ataque iraniano direto a Israel, há o temor de que a atual guerra do país judeu contra o Hamas possa se transformar em um conflito regional muito mais amplo.

Sima Shine, especialista em segurança e ex-funcionária da agência de inteligência israelense Mossad, declarou à CBS que esse é um momento perigoso para a região e o "mais preocupante" que já viveu. "Se houver muitos mortos ou feridos [...], acho que há potencial para uma grande escalada", detalhou. 

O ataque aéreo de Israel em 1º de abril contra a missão diplomática de Teerã em Damasco matou 16 pessoas, incluindo dois altos comandantes iranianos  e cinco militares iranianos. O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Hoseini Khamenei, prometeu que "os sionistas" se arrependeriam do ataque.