Notícias

'Zelensky precisa mostrar um pouco de flexibilidade', diz Trump

O presidente dos EUA pediu ao líder do regime de Kiev que "faça o que tiver que fazer".
'Zelensky precisa mostrar um pouco de flexibilidade', diz TrumpGettyimages.ru / Beata Zawrzel/NurPhoto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta terça-feira (19) ao líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, para que este não seja intransigente durante processo de resolução do conflito ucraniano.

"Este (conflito) é o mais difícil. E eu pensei que seria fácil. Então, espero que o presidente Putin seja bom. E se ele não for, será uma situação difícil. E espero que Zelensky faça o que tiver que fazer. Ele tem que mostrar alguma flexibilidade", declarou Trump em entrevista à Fox News.

Durante a reunião de segunda-feira (18), o presidente indicou que a resolução do conflito ucraniano agora depende de Zelensky: "Em última análise, esta é uma decisão que somente o presidente Zelensky e o povo da Ucrânia podem tomar", disse Trump. Ele também sugeriu anteriormente que poderia encerrar o conflito "quase imediatamente, se assim o desejar".

Trump indicou que Putin quer encerrar o conflito: "Acho que o presidente Putin quer encontrar uma resposta, e veremos", disse o presidente americano. "E em um determinado prazo, não muito distante, uma ou duas semanas, saberemos se vamos resolver isso ou não", acrescentou.