
Cubanos denunciam pressão militar dos EUA sobre a Venezuela em meio ao avanço dos BRICS

Os Estados Unidos enviaram uma esquadra de guerra em direção às águas venezuelanas sob a justificativa de "combater o narcotráfico", informou a agência Reuters nesta terça-feira (19).

De acordo com a reportagem, os navios USS Gravely, USS Jason Dunham e USS Sampson participam da operação no sul do Caribe, que envolve cerca de quatro mil soldados, além de aviões de vigilância P-8 e um submarino.
BRICS na raiz na questão
O jornal cubano Granma, por sua vez, denuncia que Washington aumenta a pressão sobre a Venezuela na região caribenha em meio à expansão da influência dos BRICS.
"Por causa da perda de influência em outras regiões, a aliança que os BRICS representam na ordem econômica, especialmente China, Rússia e Índia, com recursos energéticos garantidos, faz com que possuir a Venezuela signifique muito para os EUA", publicou o veículo.
Segundo o jornal, os planos de Washington de deslocar forças navais para o Caribe não representam apenas um "elemento de guerra psicológica", mas também refletem "o declínio da hegemonia americana".
