O representante especial da presidência russa para cooperação econômica com países estrangeiros, Kirill Dmitriev, zombou do apelo do chanceler alemão, Friedrich Merz, após este se encontrar com Donald Trump na Casa Branca.
"Merz não ouve o Papai Trump e continua insistindo em um cessar-fogo primeiro, embora os EUA/Trump apoiem uma paz duradoura em vez de um cessar-fogo temporário", escreveu Dmitriev no X.
A mensagem do representante especial vem em resposta a uma publicação de Merz na qual o chanceler alemão reiterou seu apelo por um cessar-fogo antes de continuar as negociações e pressionar a Rússia mesmo depois de Trump anunciar que busca uma paz permanente e não está mais interessado em um simples cessar-fogo.
Na segunda-feira (18), o presidente dos EUA argumentou durante seu encontro com Vladimir Zelensky no Salão Oval que não há necessidade de uma trégua temporária no conflito ucraniano: "Não acho que precisem de um cessar-fogo. Sabe, se você olhar os seis acordos que alcancei este ano, eles estavam todos em guerra. Eu não fiz nenhum cessar-fogo", declarou.
"Podemos negociar um acordo em que trabalhamos pela paz enquanto estão lutando", acrescentou Trump, argumentando que um cessar-fogo temporário "poderia ser estrategicamente desvantajoso para um lado ou para o outro".