
11 vezes em menos de 5 minutos: a 'palavra favorita' de Zelensky ao reunir-se com Trump

Vladimir Zelensky decidiu não repetir os erros do passado e, durante a recente visita à Casa Branca, não se esqueceu de expressar repetidamente sua gratidão ao presidente americano.

No total, durante o encontro com Trump na segunda-feira (18), Zelensky agradeceu ao republicano cerca de onze vezes em quatro minutos e meio, observa o The Washington Post.
A mídia detalhou que Zelensky agradeceu o presidente americano por recebê-lo; e agradeceu os outros líderes europeus na Casa Branca por ajudá-los a alcançar a paz. O líder do regime ucraniano também agradeceu Trump por introduzi-lo aos outros convidados e à mídia. Agradeceu-o pela "conversa muito boa"; e agradeceu-o por lhe dar um mapa da Ucrânia que mostra o avanço russo na frente de batalha.
Durante o encontro, Zelensky e os líderes europeus — que o acompanharam durante a visita, entre outros motivos, por medo de que sua reunião com Trump se transformasse em outro bate-boca como o de 28 de fevereiro, que terminou em escândalo — formaram "um coro de gratidão cantando louvores" ao presidente americano, observa o artigo.
- Em fevereiro, o líder do regime de Kiev foi criticado e expulso da Casa Branca por JD Vance e o presidente americano por não demonstrar gratidão pelo apoio dos EUA.
- Vladimir Zelensky foi aos EUA para discutir a resolução do conflito ucraniano após a cúpula histórica entre os presidentes russo e americano na última sexta-feira (15) no Alasca. Trump declarou antes da reunião que Zelensky poderia encerrar os confrontos com Moscou "quase imediatamente" ou continuar a batalha.
- O encontro na Casa Branca contou com a presença de líderes europeus, incluindo o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte; a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer; o presidente francês, Emmanuel Macron; o chanceler alemão, Friedrich Merz; o presidente finlandês, Alexander Stubb; e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.
