Notícias

Primeiro homem a viajar para o espaço, Yuri Gagarin já esteve no Brasil e em outros países da América Latina

O cosmonauta soviético foi recebido por grandes multidões quando esteve em São Paulo.
Primeiro homem a viajar para o espaço, Yuri Gagarin já esteve no Brasil e em outros países da América LatinaAP

O dia 12 de abril é comemorado na Rússia como o "Dia da Cosmonáutica". Há exatos 63 anos, em 12 de abril de 1961, Yuri Gagarin, a bordo da espaçonave Vostok-1, orbitou a Terra pela primeira vez na história da humanidade. A primeira viagem do homem ao espaço durou 108 minutos e se tornou um símbolo de coragem e um feito não apenas para a União Soviética, mas para o planeta.

Visita ao Brasil

A realização de Gagarin rapidamente ganhou reconhecimento global. O cosmonauta, em visita ao Brasil entre julho e agosto de 1961, foi recebido e condecorado pelo então presidente Jânio Quadros, quando esteve em Brasília.

O cosmonauta soviético também visitou o Rio de Janeiro e São Paulo. Calorosamente recebido pela população brasileira, Gagarin encontrou-se com o escritor Jorge Amado e o pintor Di Cavalcanti. No mesmo período de sua estadia, Jânio Quadros assinou, em 3 de agosto de 1961, um decreto estabelecendo a criação da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE) o precursor do atual Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Visita à Cuba

À convite do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, Yuri Gagarin visitou a ilha caribenha, desembarcando em Havana em 24 de julho de 1961. Na ocasião,  O cosmonauta, que estava lá pela primeira vez para a comemoração da invasão do Quartel Moncada em 26 de julho de 1961, foi condecorado com a mais importante ordem cubana: Playa Girón, um reconhecimento a cidadãos, cubanos ou estrangeiros, pela "luta contra o imperialismo, o colonialismo ou o neocolonialismo".

Yuri Gagarin e Ernesto Che Guevara também eram amigos íntimos. O russo era o presidente da Sociedade de Amizade Soviético-Cubana, e Che era o chefe dessa sociedade.

Visita ao México

Em sua visita ao México, em outubro de 1963, Yuri Gagarin, juntamente com Valentina Tereshkova, a primeira mulher da história a fazer um voo espacial ainda em 1963, foram recebidos pelo então presidente mexicano Adolfo López Mateos.