O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou na segunda-feira (18) que "nenhum império" deve tocar o solo da Venezuela ou de qualquer outro país da América do Sul, após os EUA enviarem tropas ao sul do Mar do Caribe para combater cartéis de drogas.
"Nossos mares, nossos céus e nossas terras são defendidos por nós, libertados por nós, vigiados e patrulhados por nós. Nenhum império virá tocar o solo sagrado da Venezuela nem deve tocar o solo sagrado da América do Sul", disse Maduro em transmissão pelas redes sociais.
Em seu discurso, o presidente reforçou que "nunca mais" qualquer império deveria colocar "seus pés insolentes" na "terra sagrada de Bolívar".
"Já é humilhante o suficiente ter bases militares americanas em solo colombiano, humilhante o suficiente para a terra que Bolívar conquistou com todo o seu sacrifício", acrescentou.
- Na semana passada, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, confirmou o envio de tropas ao sul do Mar do Caribe para enfrentar cartéis, sem esclarecer se a ação poderia violar a soberania de países da região.
- Paralelamente, Caracas e Bogotá anunciaram a coordenação de seus Exércitos para combater o tráfico internacional de drogas na fronteira entre os dois países.