Notícias

Irã alerta que uma nova guerra com Israel pode eclodir 'a qualquer momento'

O vice-presidente iraniano pediu que as universidades preparem acadêmicos para enfrentar ameaças e ressalta que negociações podem não ser reconhecidas pelo adversário.
Irã alerta que uma nova guerra com Israel pode eclodir 'a qualquer momento'Gettyimages.ru

O primeiro vice-presidente do Irã, Mohamed Reza Aref, alertou para a necessidade de o país se preparar imediatamente contra possíveis inimigos.

"Hoje nos encontramos no rescaldo de uma guerra imposta. Não estamos em um cessar-fogo, mas em um estado de cessar-fogo, então devemos estar preparados para enfrentar o inimigo a qualquer momento", disse na segunda-feira (18) em reunião com os reitores das principais universidades iranianas.

Aref destacou que Teerã busca "solução de problemas por meio de negociações", mas não sabe se "o outro lado acredita nelas".

"A estratégia da República Islâmica do Irã é que não iniciamos a guerra, mas que a nação iraniana seja responsável pelo seu fim, e os preparativos contra os delitos dos inimigos sejam realizados com a ajuda da academia", acrescentou.

O vice-presidente afirmou que os acadêmicos devem criar um ambiente dinâmico, assumindo responsabilidade por questões estratégicas além de suas funções científicas e de pesquisa e do desenvolvimento de recursos humanos.

Ele também criticou potências ocidentais, dizendo que tentam impor suas políticas a outros países. "A liberdade, os direitos humanos e a civilização ocidental, que eles impõem ao mundo, baseiam-se na ideia de que tudo o que uma pessoa diz a outra, essa pessoa deve obedecer."