Notícias

EUA enviam navios de guerra para perto da Venezuela, diz Reuters

A operação, que alega "combater o narcotráfico", contará com quatro mil soldados, aviões espiões e submarino de ataque no sul do Caribe.
EUA enviam navios de guerra para perto da Venezuela, diz ReutersGettyimages.ru / NurPhoto

Em menos de 36 horas, navios de guerra dos Estados Unidos chegarão próximo a águas venezuelanas "para combater o narcotráfico", informou a Reuters.

São os navios USS Gravely, USS Jason Dunham e USS Sampson. Uma fonte, sob anonimato, disse que o governo Trump enviará cerca de quatro mil soldados para operações no sul do mar do Caribe, com apoio de aviões espiões P-8 e pelo menos um submarino de ataque.

Uma outra fonte afirmou que a operação deve durar vários meses, em águas e espaço aéreo internacionais, sem entrar no território de outros países.

Esses navios podem ser usados para inteligência e vigilância, mas também para ataques seletivos, caso Washington decida agir com base na política do governo Trump de conter o tráfico de drogas pela fronteira sul, acrescentou a agência.

  • Na semana anterior, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, confirmou o envio de uma força militar ao sul do Mar do Caribe para enfrentar cartéis, sem esclarecer se essa decisão violaria a soberania dos países latino-americanos.
  • Pouco antes, a Procuradora-Geral dos EUA, Pam Bondi, acusou o presidente venezuelano Nicolás Maduro, sem provas, de liderar uma organização de narcotráfico. A acusação foi repudiada por autoridades e instituições venezuelanas — que negaram as acusações —, bem como por terceiros países.