Contraceptivos para ratos?: a mais recente proposta de Nova York para combater a praga
Um novo projeto de lei apresentado na quinta-feira propõe o uso de contraceptivos para combater a infestação de ratos na cidade de Nova York, nos EUA.
A proposta, promovida pelo vereador Shaun Abreu, prevê um programa piloto segundo o qual grânulos que esterilizariam os roedores seriam distribuídos em duas áreas da cidade, cobrindo pelo menos dez quarteirões.
O método busca evitar o uso de veneno para matar os ratos, já que isso afeta outros animais, principalmente pássaros, que se alimentam dos roedores mortos. Em um caso recente, uma coruja chamada Flaco morreu após escapar de um zoológico de Nova York e se chocar contra um prédio. Os resultados dos testes mostraram que foi gravemente afetada por quatro tipos de veneno para ratos, que, segundo os zoólogos, o teriam matado mesmo que não tivesse sofrido o acidente.
Não seria a primeira vez que a cidade usaria contraceptivos para controlar a taxa de natalidade de ratos, mas as tentativas anteriores não tiveram sucesso. O vereador afirmou que os grânulos seriam mais eficazes do que outros métodos contraceptivos usados anteriormente porque são "salgados, doces e contêm materiais gordurosos que atraem os ratos".
"As levarão para suas tocas para serem comidas por outros ratos", explicou, enfatizando a necessidade de combinar esse método com outros esforços para combater a proliferação de roedores, como jogar lixo em lixeiras.