Notícias

Trump diz que começou os preparativos para reunião entre Putin e Zelensky

O presidente dos EUA fez a declaração após uma chamada telefônica com o líder russo.
Trump diz que começou os preparativos para reunião entre Putin e ZelenskyGettyimages.ru / Andrew Harnik

Nesta segunda-feira (18), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que ligou para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para "iniciar os preparativos" de um encontro entre o mandatário russo e o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, em local a ser definido. A reunião pode ser sucedida por um encontro trilateral envolvendo os três líderes, segundo Trump.

Mais cedo, o mandatário norte-americano recebeu na Casa Branca vários líderes europeus. Além de Zelensky, estiveram presentes o presidente francês Emmanuel Macron; o primeiro-ministro britânico Keir Starmer; o presidente da Finlândia, Alexander Stubb; a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni; o chanceler alemão Friedrich Merz; a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; e o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte.

De acordo com a postagem do presidente norte-americano na Truth Social, os líderes discutiram as Garantias de Segurança para a Ucrânia, "fornecidas pelos países europeus em coordenação com os Estados Unidos". "Todos estão muito felizes com a possibilidade de PAZ para a Rússia/Ucrânia", afirmou o presidente.

Ainda de acordo com a postagem, o vice-presidente J.D. Vance, o secretário de Estado Marco Rubio, e o enviado especial Steve Witkoff estão coordenando os contatos com Rússia e Ucrânia para viabilizar os próximos encontros. O presidente dos Estados Unidos considerou o passo inicial como "muito bom para uma guerra que já dura quase quatro anos".