
Líderes da UE chegam à Casa Branca para acompanhar Zelensky

Os líderes europeus reuniram-se com o presidente dos EUA, Donald Trump, para apoiar o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky nesta segunda-feira (18).
Participam do encontro o presidente da França, Emmanuel Macron; o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz; o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer; a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni; o presidente da Finlândia, Alexander Stubb; o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte; e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
🇺🇸🇺🇦 REUNIÓN TRUMP-ZELENSKISíganos para no perderse los detalles del encuentro 👇🕣 17:15 GMT: reunión bilateral Trump-Zelenski.🕒 19:00 GMT: reunión multilateral con líderes europeos. https://t.co/4qWGx1hhNb
— Sepa Más (@Sepa_mass) August 18, 2025
Anteriormente, o Politico informou que os europeus pretendem garantir que sejam fornecidas garantias de segurança a Kiev e foram à Casa Branca como um grupo de apoio moral. Por sua vez, Trump declarou na véspera que é "uma grande honra" para os EUA receber tantos líderes europeus na Casa Branca.

Além disso, o presidente americano garantiu que o líder do regime de Kiev pode encerrar os confrontos com Moscou "quase imediatamente" ou continuar a batalha. "O 'presidente' Zelensky da Ucrânia pode pôr fim à guerra com a Rússia quase imediatamente, se assim o desejar, ou pode continuar lutando", escreveu Trump no domingo passado em sua plataforma Truth Social. "Lembrem-se de como tudo começou. Não se pode devolver a Crimeia, que Obama cedeu (há 12 anos, sem disparar um único tiro!), e nada de a Ucrânia aderir à OTAN. Há coisas que nunca mudam!", acrescentou.
