
Milhares de palestinos deixam suas casas em Gaza temendo ofensiva israelense

Milhares de palestinos deixaram suas moradias nas áreas orientais da cidade de Gaza, agora sob bombardeio israelense constante, rumo a pontos a oeste e sul do território devastado, conforme foi comunicado pela agência de notícia Reuters nesta segunda-feira (18).

O plano anunciado por Israel de tomar o controle da cidade de Gaza gerou alarme no exterior e no país, onde dezenas de milhares de israelenses organizaram alguns dos maiores protestos desde o início da guerra, pressionando para um acordo para acabar com os combates e libertar os aproximadamente 50 reféns restantes mantidos em Gaza por militantes palestinos desde o fim de 2023.
Dani Miran, cujo filho Omri foi feito refém em outubro de 2023, disse temer as consequências de uma ofensiva terrestre israelense na cidade de Gaza: "Tenho medo que meu filho seja ferido", disse em entrevista à Reuters.
- Desde a operação militar do Hamas contra forças de ocupação israelenses, em 7 de outubro de 2023, Israel matou mais de 62.614 palestinos e feriu mais de 154.906 em Gaza, segundo o Ministério da Saúde local, em meio a uma devastadora crise humanitária.
