Alemanha fornecerá ajuda financeira aos sobreviventes do Holocausto afetados pela guerra de Gaza

Cada cidadão israelense elegível receberá um subsídio único de 220 euros.

O Governo da Alemanha doará 25 milhões de euros (cerca de R$ 135,5 milhões) aos sobreviventes do Holocausto que vivem atualmente em Israel para ajudá-los a enfrentar o impacto do ataque do Hamas em 7 de outubro e a subsequente guerra em Gaza.

Cada um dos 113.000 judeus de países invadidos pelas tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial receberá uma contribuição única de 220 euros (R$ 1.193), informou a imprensa local. A decisão segue uma iniciativa da ONG Claims Conference, que se dedica a reivindicar indenizações sofridas pelas vítimas do Holocausto e mantém um diálogo com Berlim.

"Muitos sobreviventes do Holocausto foram particularmente afetados pelos ataques do Hamas", afirmou uma porta-voz do Ministério das Finanças alemão, apontando para casos de perda de moradia ou perda de cuidados regulares. Os fundos fornecidos, segundo ela, destinam-se a ajudá-los "nessa terrível situação de guerra".

A ONG e a Autoridade dos Direitos dos Sobreviventes do Holocausto estarão envolvidas na distribuição desses subsídios. O presidente da Claims Conference, Gideon Taylor, elogiou o "pagamento simbólico de reconhecimento" da Alemanha como uma "mensagem de solidariedade" para com esse segmento vulnerável da população israelense.