Dia da Cosmonáutica: o mundo relembra a primeira viagem espacial tripulada

Em 12 de abril de 1961, o cosmonauta Yuri Gagarin entrou para a história como o primeiro ser humano a ir ao espaço e orbitar a Terra. Um evento histórico que abriu o caminho para a exploração espacial para o benefício de toda a humanidade.

O mundo comemora mais um aniversário da primeira viagem humana ao espaço, conhecida na Rússia como Dia da Cosmonáutica. Exatamente há 63 anos, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin, a bordo da espaçonave Vostok-1, orbitou a Terra pela primeira vez na história da humanidade. A primeira viagem do homem ao espaço durou 108 minutos e se tornou um símbolo de coragem e um feito não apenas para a União Soviética, mas para o planeta.

Por conta disso, em cada dia 12 de abril, a Rússia celebra o Dia da Cosmonáutica. O feriado foi estabelecido por decreto do presidente do Soviete Supremo da União Soviética (URSS) em 9 de abril de 1962, em homenagem ao primeiro voo espacial humano do mundo, realizado pelo cosmonauta soviético.

Como foi o voo de Gagarin

Nascido em 1934, Yuri Gagarin decolou em 12 de abril de 1961 do centro de lançamento de Toretam na espaçonave Vostok 3KA-3, mais tarde conhecida como Vostok 1.

A Vostok 1 atravessou a atmosfera da Terra e entrou em órbita a uma altitude de 315 quilômetros, onde permaneceu por 108 minutos. Gagarin pôde experimentar a ausência de gravidade e ver a Terra do espaço, o que o motivou a incentivar a humanidade a preservar a beleza do planeta.

Na viagem de volta à Terra, Gagarin foi ejetado da cápsula em descida e aterrissou em um campo na região de Saratov, no sul da Rússia.

Uma menina e sua avó estavam colhendo batatas quando viram um homem com capacete e traje espacial laranja.

Ele lhes disse: "Não tenham medo, sou um soviético como vocês, estou voltando do espaço".

Por decreto do presidente do Soviete Supremo da URSS de 14 de abril de 1961, Yuri Gagarin recebeu o título de Herói da União Soviética com a Ordem de Lênin e a medalha Estrela de Ouro, e por ordem do Ministro da Defesa soviético, o cosmonauta foi promovido de Tenente Sênior ao posto militar extraordinário de Major.

Valentina Tereshkova

Mas não é apenas o marco de Gagarin que é comemorado no Dia da Cosmonáutica, pois o feriado é reforçado pela conquista da cosmonauta Valentina Tereshkova, a primeira mulher da história a fazer um voo espacial.

Em 16 de junho de 1963, dois anos após a conquista de Gagarin, o nome de Tereshkova voou por todo o mundo: a cosmonauta soviética chegou perto das estrelas ao ser lançada em órbita na espaçonave Vostok-6.

Aos 26 anos, Tereshkova tornou-se a primeira mulher cosmonauta da história e a única a fazer um voo espacial solo. Ela deu um total de 48 voltas ao redor da Terra e passou dois dias, 22 horas e 50 minutos no espaço. O voo da cosmonauta foi difícil. Em seu relatório, ela relatou mais tarde que "no segundo dia, senti dores na canela direita e, no terceiro dia, já estava incomodando. O capacete estava no caminho, pressionando meu ombro. O capacete estava pressionando minha orelha esquerda... Sob o sensor na cabeça, sentia coceira e dor".

O próximo voo espacial de uma mulher só ocorreu 19 anos depois, em agosto de 1982, e também foi realizado por uma cosmonauta russa, Svetlana Savitskaya. 

Tereshkova também recebeu o título de Herói da União Soviética com a Ordem de Lênin em 6 de junho de 1963.

Legado

O legado de Yuri Gagarin e Valentina Tereshkova na história da cosmonáutica russa abriu as portas para a exploração espacial, ultrapassando limites até então considerados inalcançáveis.