Notícias

EUA cancelam últimas negociações comerciais com a Índia – mídia local

Uma delegação americana estava programada para visitar o país do sul da Ásia para uma rodada de negociações com início previsto para 25 de agosto.
EUA cancelam últimas negociações comerciais com a Índia – mídia localGettyimages.ru

Negociadores americanos cancelaram uma visita planejada a Nova Delhi para uma sexta rodada de negociações sobre um acordo comercial bilateral. A delegação dos EUA tinha previsão para chegar na capital indiana no ínicio da última semana de agosto.

Uma delegação liderada pelo representante comercial adjunto dos EUA, Brendan Lynch, estava programada para visitar a Índia de 25 a 30 de agosto, mas a viagem foi cancelada, informou o jornal Economic Times no sábado (17), citando um funcionário anônimo do governo indiano.

"Do lado deles (dos EUA), as negociações comerciais foram suspensas, seja para sempre ou temporariamente, ainda não se sabe", disse a fonte ao veículo de comunicação. "Eles disseram que não virão para a reunião de 25 de agosto".

O suposto cancelamento da visita ocorre em meio ao agravamento das tensões comerciais entre a Índia e os EUA, depois que o presidente Donald Trump impôs uma tarifa de 25% sobre as importações indianas, com mais 25% a serem adicionados em 27 de agosto para as compras de petróleo russo por Nova Delhi.

As negociações comerciais entre Nova Delhi e Washington encontraram um obstáculo, supostamente devido à hesitação da Índia em permitir maior acesso dos produtos americanos aos seus setores agrícola e leiteiro.

Na sexta-feira (16), o primeiro-ministro indiano Narendra Modi declarou que seu governo "ficará firme como uma parede" para proteger os interesses dos agricultores do país.

Outro ponto de discórdia para os EUA são as compras de petróleo da Índia à Rússia. Uma fonte oficial citada pelo Financial Express afirmou que a Índia não pode se dar ao luxo de parar de importar petróleo da Rússia, citando implicações significativas em termos de custos. A fonte observou que, embora as importações de petróleo da Índia dos EUA tenham aumentado, o petróleo russo ainda está sendo comprado, e não é possível interromper essas entregas.

Ainda na sexta-feira (16), após suas conversas com o presidente russo, Vladimir Putin, no Alasca, Trump sugeriu que pode adiar a tarifa adicional de 25% sobre a Índia.