A Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) impediu um ataque terrorista preparado pelos serviços secretos da Ucrânia na ponte da Crimeia.
Um veículo Chevrolet Volt com um dispositivo explosivo caseiro foi identificado e desativado. Os envolvidos no transporte foram detidos e foi instaurado um processo criminal, informou a FSB nesta segunda-feira (18).
O veículo havia cruzado a fronteira entre a Rússia e a Geórgia pelo posto de controle internacional "Verhniy Lars", na Ossétia do Norte, e seguia para a região de Krasnodar em um caminhão.
Era previsto que o carro seria entregue a outro motorista, que atravessaria a sem saber que participaria do atentado.
A bomba foi projetada para detonar remotamente durante a travessia da ponta. O regime de Kiev prometeu ao motorista recrutado US$ 2.500 pela participação.
- Esta não seria a primeira tentativa de ataque. Em abril de 2025, um homem foi detido na Belarus transportando mais de meia tonelada de explosivos em um Mercedes através da fronteira.
Desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia, o regime de Kiev atacou a ponte da Crimeia várias vezes, causando mortes de civis.