Notícias

Trump acusa mídia dos EUA de distorcer cúpula com Putin no Alasca: 'Notícias falsas'

Presidente dos EUA acusa imprensa de manipulação ao retratar reunião com Putin como derrota.
Trump acusa mídia dos EUA de distorcer cúpula com Putin no Alasca: 'Notícias falsas'Gettyimages.ru / Andrew Harnik

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou neste domingo (17) os meios de comunicação do país por classificarem como uma "grande derrota" para ele a cúpula realizada com seu homólogo russo, Vladimir Putin, no estado do Alasca.

"As 'notícias falsas' passam três dias dizendo que sofri uma 'grande derrota' ao permitir que o presidente Vladimir Putin da Rússia realizasse uma cúpula importante nos Estados Unidos", escreveu o presidente norte-americano em sua plataforma Truth Social.

"Na verdade, ele teria adorado realizar a reunião em qualquer outro lugar que não fosse os EUA, e as notícias falsas sabem disso. Foi um ponto de grande controvérsia!", acrescentou.

Nesse contexto, Trump afirmou que os meios de comunicação, que segundo ele são controlados pelo Partido Democrata, classificariam como "terrível" a reunião entre os mandatários caso tivesse ocorrido em qualquer outro local fora da cidade de Anchorage.

"Essa gente está doente!", declarou Trump ao criticar a imprensa.

Durante a coletiva de imprensa conjunta sobre os resultados do encontro, Putin destacou que apenas o estreito de Bering separa a Rússia dos Estados Unidos, e ressaltou que uma parte significativa da história compartilhada entre os dois países está relacionada ao Alasca. Além disso, afirmou que ele e seu par norte-americano estabeleceram "contatos diretos muito bons".