
Líderes europeus acompanham Zelensky a Washington após encontro entre Trump e Putin

Vários líderes europeus planejam acompanhar o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, em sua viagem a Washington na próxima segunda-feira (18).
Após a cúpula da última sexta-feira (16), que reuniu no Alasca o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Zelensky anunciou que se encontrará com o chefe da Casa Branca.

De acordo com informações do jornal norte-americano Politico, a recepção de Trump ao presidente russo "preocupou" os líderes europeus, que temem que Zelensky não receba o mesmo tratamento cordial. "Estão tomando medidas para reforçar as possibilidades de Kiev", acrescentou o veículo.
"A pedido do presidente Zelensky, participarei da reunião com o presidente Trump e outros líderes europeus na Casa Branca amanhã", anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em sua conta na rede X.
A Presidência da Finlândia também confirmou que o chefe de Estado, Alexander Stubb, estará presente na reunião.
O líder francês, Emmanuel Macron, também viajará aos Estados Unidos nesta segunda-feira (18) "para continuar o trabalho de coordenação entre Europa e Estados Unidos, com o objetivo de alcançar uma paz justa e duradoura que preserve os interesses vitais da Ucrânia e a segurança da Europa", informou o Palácio do Eliseu.
"Viajarei amanhã a Washington com o presidente Zelensky e outros chefes de Estado e de governo europeus", declarou o chanceler alemão, Friedrich Merz.
"Faremos uma troca de opiniões com o presidente dos Estados Unidos, Trump, sobre o estado dos esforços de paz, as garantias de segurança, as questões territoriais e o apoio contínuo à Ucrânia", acrescentou.
O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, também estará na comitiva, informou o serviço de imprensa da aliança.
De acordo com o gabinete do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, o líder britânico também viajará aos Estados Unidos.
"Na reunião que ocorrerá amanhã na Casa Branca, o primeiro-ministro, junto com outros parceiros europeus, está disposto a apoiar esta nova fase de conversações e reafirmará que seu apoio à Ucrânia continuará enquanto for necessário", diz o comunicado.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, também planeja acompanhar o líder do regime de Kiev, segundo a agência Ansa.
"Proteger Zelensky da ira de Trump"
"Entende-se que a Europa está convocando seus 'pesos pesados' para proteger Zelensky da ira de Trump no Salão Oval nesta segunda-feira (18), após um confronto em fevereiro entre os líderes dos Estados Unidos e da Ucrânia ter atrasado as relações por meses", sugere o jornal The Telegraph.

