Notícias

Enviado de Trump fala em progresso 'épico' na cúpula do Alasca

Para Steve Witkoff, os resultados alcançados foram maiores do que o esperado.
Enviado de Trump fala em progresso 'épico' na cúpula do AlascaGettyimages.ru / Andrew Harnik

O enviado especial da Presidência americana Steve Witkoff, que integrou a delegação dos EUA na cúpula com a Rússia no Alasca, classificou como "épico" o resultado alcançado. A declaração foi dada em entrevista à Fox News.

"Tive seis reuniões separadas com o presidente [russo Vladimir] Putin antes disso e achei que tínhamos tido algum sucesso. Mas isso foi épico, o que conquistamos", afirmou.

Witkoff destacou que os avanços foram ainda maiores que o esperado. "Acredito que fizemos o que devíamos fazer melhor do que as pessoas estimavam", observou.

Os presidentes russo e americano, Vladimir Putin e Donald Trump, realizaram na sexta-feira um encontro histórico na base militar Elmendorf-Richardson, no Alasca. Ambos os líderes ressaltaram que as conversas ocorreram em um ambiente "construtivo e de respeito mútuo".

O chefe de Estado russo afirmou que Moscou vê "o desejo da Administração americana e do próprio presidente Trump de facilitar a resolução do conflito ucraniano, seu interesse em aprofundar a essência do problema e compreender suas origens".

Trump, por sua vez, ressaltou que os dois líderes alcançaram "alguns avanços" e "grandes progressos". "Tivemos muitos pontos em comum, diria que a maioria", declarou.

Neste domingo, Trump reiterou que o encontro foi "grandioso" e enfatizou "avanços significativos" nas relações com a Rússia, pedindo a todos que permanecessem "atentos".