Em um hotel localizado a 20 minutos da Base Conjunta Elmendorf-Richardson em Anchorage, no Alasca, onde o presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo americano, Donald Trump, se reuniram na sexta-feira, foram encontrados supostos documentos com o emblema do Departamento de Estado dos EUA contendo novos detalhes sobre os preparativos do evento. As informações foram publicadas pelo portal NPR no sábado (16).
Especificamente, oito páginas foram encontradas por três hóspedes em uma das impressoras públicas do centro de negócios do Hotel Captain Cook, de quatro estrelas.
Segundo a emissora, os documentos, que aparentam ter sido elaborados por pessoal americano e deixados para trás acidentalmente, contêm as localizações exatas e os horários das reuniões da cúpula, além dos números de telefone de funcionários do governo dos EUA.
Em uma das páginas, que detalha a agenda de reuniões marcadas para 15 de agosto, são especificadas as salas dentro da base. Além disso, é mencionado que Trump pretendia presentear Putin com uma "estátua de águia-careca americana para mesa de escritório".
Outras páginas incluem os nomes de alguns membros das delegações russa e americana. Vale destacar que a lista traz a transcrição fonética dos nomes e sobrenomes dos funcionários russos presentes na cúpula, para auxiliar a pronúncia. Os documentos também descrevem a logística do almoço do evento, incluindo um cardápio "em homenagem a Sua Excelência Vladimir Putin".
A subsecretária de imprensa da Casa Branca, Anna Kelly, minimizou a importância dos documentos, descrevendo-os como um "cardápio de almoço de várias páginas". Além disso, afirmou que o fato de essas informações terem ficado em uma impressora acessível ao público não representava qualquer risco à segurança.