
Axios: Trump quer se encontrar com Putin e Zelensky na próxima semana

O presidente dos EUA, Donald Trump, está supostamente tentando organizar uma reunião trilateral com seu colega russo, Vladimir Putin, e o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, para 22 de agosto, de acordo com fontes do Axios.
Segundo o veículo, esta é a data mencionada pelo presidente dos EUA durante sua ligação com líderes europeus após a cúpula com Putin realizada na última sexta-feira (15) no Alasca.
Se a reunião ocorrer, será após a visita de Zelensky a Washington, onde ele se encontrará com Trump na próxima segunda-feira (18).

Os presidentes Putin e Trump realizaram um encontro histórico na base militar de Elmendorf-Richardson, no Alasca. Tanto os líderes russo quanto americano enfatizaram que as conversas ocorreram em uma atmosfera "construtiva e de respeito mútuo".
Trump indicou que os dois líderes alcançaram "algum progresso" e "grande progresso" e concordaram em muitos pontos.
Putin afirmou, em declaração neste sábado (16) que respeita a posição de Donald Trump sobre a necessidade de cessar as hostilidades.
"Há muito tempo não realizamos negociações diretas deste tipo, neste nível. É claro que respeitamos a posição do governo americano, que vê a necessidade de uma rápida cessação das hostilidades. Também queremos isso e queremos avançar para a resolução de todas as questões por meios pacíficos", disse Putin no Kremlin.
"A conversa foi muito franca, informativa e, na minha opinião, nos aproximou das decisões necessárias", explicou. Nesse sentido, o presidente russo reiterou que sua visita ao Alasca "foi oportuna e muito útil".
"Discutimos quase todos os aspectos da nossa interação, mas acima de tudo, é claro, discutimos uma possível solução justa para a crise ucraniana", indicou.

