Uma mulher norte-americana, identificada como Jamie Choi, foi condenada esta semana a mais de cinco anos de prisão após tentar entrar no Reino Unido com crack escondido em uma roda de queijo parmesão, avaliada em 800 mil libras esterlinas (aproximadamente 5,85 milhões de reais).
No dia 25 de maio, agentes da Força Fronteiriça britânica prenderam Choi, de 23 anos, no aeroporto de Heathrow (Londres), ao chegar em um voo procedente do Brasil. Quando questionada sobre a roda de queijo de 8 quilos, a jovem afirmou que um amigo havia sugerido que ela a comprasse em Lima, no Peru, para experimentar.
Ao examinarem o queijo, descobriram que ele continha crack. Uma análise forense posterior determinou que a droga tinha 94% de pureza.
A investigação revelou que Choi havia viajado de Los Angeles para Lima no dia 20 de maio e, no dia seguinte, para Assunção, no Paraguai, onde permaneceu até 24 de maio, quando iniciou a viagem para a capital britânica, com escala em São Paulo.
No último dia 6 de agosto, a jovem foi acusada de importação de drogas classe A e declarada culpada. Nesta terça-feira, ela recebeu a sentença definitiva: cinco anos e três meses de prisão.