A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) decidiu indenizar as vítimas de abuso sexual dentro da Igreja Católica em Portugal. A decisão foi tomada durante sua 209ª assembleia plenária, realizada em Fátima entre 8 e 11 de abril, segundo um comunicado publicado em seu site na quinta-feira.
"A Assembleia aprovou por unanimidade a atribuição de uma compensação financeira, a título complementar, às vítimas de abuso sexual de crianças e adultos vulneráveis na Igreja Católica em Portugal", diz o comunicado.
Além disso, indica que os pedidos de indenização devem ser apresentados entre junho e dezembro deste ano ao Grupo VITA ou às Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis. Posteriormente, diz o documento, uma comissão de avaliação determinará o valor da indenização a ser concedida.
"Em comunhão com o sofrimento das vítimas, os bispos portugueses reafirmam o seu total empenho em fazer tudo o que estiver ao seu alcance para reparar e manifestam a esperança de que este processo de acolhimento, acompanhamento e prevenção seja um contributo para a atuação da sociedade em geral nesta matéria", conclui a CEP.