Notícias

Trump considera mais imposição de tarifas contra Índia e China

Apesar disso, o presidente dos EUA disse que não estava pensando na aplicação dessas medidas no momento "devido ao que ocorreu hoje", referindo-se ao encontro com Vladimir Putin.
Trump considera mais imposição de tarifas contra Índia e ChinaLegion-media.ru / BOB STRONG

O presidente dos EUA, Donald Trump, falou em entrevista à Fox News sobre eventuais consequências para a Rússia e a imposição de novas tarifas à China, após a reunião desta sexta-feira no Alasca com seu homólogo russo, Vladimir Putin.

Em resposta a uma pergunta do apresentador Sean Hannity sobre se poderia impor tarifas à Índia pela compra de petróleo de origem russa e se planejava adiar as tarifas contra Pequim, Trump respondeu que não estava pensando nessas medidas no momento, "devido ao que aconteceu hoje" no Alasca.

"Talvez eu tenha que pensar nisso dentro de duas ou três semanas, mas não precisamos pensar nisso agora", disse Trump.

Nesta segunda-feira, um funcionário da Casa Branca garantiu à CNBC que o presidente americano adiou a reimposição das tarifas americanas sobre os produtos chineses por mais 90 dias.

Por sua vez, o vice-presidente americano, J.D. Vance, disse que Trump estava pensando em impor tarifas à China pela compra de petróleo russo, embora não tivesse tomado uma decisão a respeito. Ele também comentou que poderia aplicar medidas semelhantes às que foram implementadas contra a Índia, embora tenha ressaltado que o caso de Pequim é "um pouco mais complicado". "Nossa relação afeta muitas coisas que não têm nada a ver com a situação russa", acrescentou.

Trump assinou na última quarta-feira uma ordem executiva para impor uma tarifa adicional de 25% à Índia pela compra de petróleo russo. Anteriormente, o governo dos EUA impôs tarifas de 25% às importações de produtos indianos.

ACOMPANHE A HISTÓRICA REUNIÃO ENTRE PUTIN E TRUMP EM NOSSA COBERTURA EM TEMPO REAL.